sexta-feira, 19 de setembro de 2008

EsCoLaS PaRtIcUlaR

Também visitei o site de uma das escolas particulares de nossa cidade - Imperatriz , não vou citar o nome, mas é bem interessante, muitas guias de acesso, muitas fotos, vídeos e a programação escolar.

Tem muitas opções para você saber tudo o que está acontecendo ali, todos os detalhes.

Claro, é uma escola "elitizada" mas que de qualquer maneira, cumpre e muito bem o seu papel na sociedade, que é transformar "alunos" em cidadãos pensantes e que interagem com o mundo ao seu redor.

REVISTA NOVA ESCOLA

Todos nós professores deveríamos estar a todo momento visitando o site da Revista Nova Escola, pois lá você estará devidamente informado quanto às questões educacionais mais pertinentes.
Como o nome já diz: "O site de quem educa" sempre acaba trazendo à tona assuntos do interesse de educadores que querem realmente fazer a diferença.

Bom, era isso, não deixem de visitá-lo:

www.revistaescola.abril.com.br

ADVENTO DA INTERNET

A sala de aula se combina com outros espaços para ampliar as possibilidades de aprendizagem, recursos como o computador, o vídeo, o DVD, projetor multimídia para pesquisas e apresentações de trabalhos. O professor sendo quem provoca o aluno, o deseorganiza, o estimula à mudança ajudando-o a compreender melhor, ou seja, a organizar, sistematizar, contextualizar e avaliar melhor os conteúdos.
Já o vídeo, ajuda quando provoca inquietação, originado novos questionamentos, olhares, idéias e a ter uma maior profundidade; serve também para confirmar teorias e ampliar conceitos.
No laboratório conectado, o professor deve programar visitas ao laboratório de informática, para orienta seus alunos nas pesquisas, usando a internet com os sites já devidamente selecionados, que servirão de materiais significativos e que aprendam a distinguir informações relevantes.
São muitos os recursos à nossa disposição para aprender e para ensinar. A chegada da internet fez com que tivéssemos uma grande mudança na era da informática.
Todos os professores que estão envolidos na educação significativa precisam conversar, planejar e executar ações pedagógicas inovadoras com a devida cautela, aos poucos, mas firmes, sinalizando mudanças.
Assim como em escolas om problemas sérios, encontarmos professores que conseguem comunicar-se de forma significativa co seus alunos e ajudá-los a aprender também. Existem gestores que superam as limitações organizacionais e contribuem para transformar a escola em um espaço criador, em comunidade de aprendizagem, usando as tecnologias dentro das suas possibilidades.

HISTÓRIA DO COMPUTADOR

O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator and Computer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com o professor J. Presper Eckert. Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena II Guerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo o auxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística.
O ENIAC serviu de inspiração para muitos outros computadores que se seguiram como: o EDVAC (Electronic Discrete Variable Computer); o ORDVAC (Ordnance Variable Automatic Computer; SEAC (Standards Automatic Computer) e o UNIVAC, este último também construído por Eckert e Mauchly para o processamento dos dados dos censos da população americana.
Em 1955, um computador já só pesava 3 toneladas e consumia 50 kwatts de potência, tendo um custo de $200 000.
Em 1977 uma calculadora manual pesava menos de meio quilo e consumia meio watt e podia realizar 250 multiplicações por segundo, custando $300.
Nos meados da década de 70 os computadores começaram a ter preços cada vez mais acessíveis. Em 1981 a IBM lançou no mercado o PC (Personal Computer).
Uma regra estatística que se tem verificado desde a invenção do primeiro computador é a Lei de Moore que diz: “A cada 18 a 24 meses é lançada uma nova tecnologia que permite que os computadores dupliquem o desempenho”.
Em 2010 os processadores terão a velocidade de 50Ghz e em 2020 terão uma velocidade de 2000Ghz. Para os menos conhecedores desta área, os melhores computadores actuais (Novembro/2004) funcionam a 3,2Ghz... O desempenho dos computadores não se mede somente pela velocidade do processador, mas este exemplo simplista torna mais clara a evolução futura previsível.